STEMA

Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Município de Alegrete.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

AVANÇANDO NAS CONQUISTAS: nenhum direito a menos!

No dia 17 de setembro, no Centro Cultural de Alegrete, realizou-se a reunião com o Executivo Municipal e logo a seguir a Assembléia dos Trabalhadores em Educação.
A diretoria do STEMA fez o convite para vários sindicatos e associações de Alegrete para se fazerem presentes na abertura da Assembléia.

Estiveram presentes e realizaram discursos de solidariedade: CPERS, SINPRO, Sindicato dos Municipários de Alegrete, SINASEF e CDS. A Assembléia iniciou-se ao som da música “Bandeira Roxa” da Revolução Espanhola.
O STEMA havia reivindicado um plano de trabalho que permitisse a implementação do Piso Salarial para os trabalhadores em Educação e que apresentasse alguma proposta de reajuste enquanto o piso não é implementado.
Na reunião do dia 17 de setembro, o executivo apresentou um estudo, onde foi possível identificar que existem na categoria 24 professores (20h) que ganham menos que R$512,00. Também existem 74 professores (40 h) que recebem menos que R$1.020,00, mesmo somando todas as vantagens e gratificações. São quase 100 professores que estão com o salario errado desde janeior de 2010.
Foi apresentado um estudo do orçamento e da folha de pagamento, e o executivo apresentou a seguinte proposta:
- pagamento das promoções de 2002/2003;
- produção de uma nova lista de promoções para o mês de outubro a serem efetuadas no mes de dezembro;
- duas novas listas de promoções em 2011, com pagamento no ano que vem. Uma em cada semestre;
- reajuste salarial de 3% em outubro;
- garantia de pagamento da reposição em abril do INPC/IBGE;
- em junho de 2011, avaliação do quadro salarial e estudo da possibilidade de avanço de acordo com a LDO e orçamento de 2011;
- cadastro junto ao FNDE e solicitação da complementação da União para o cumprimento da Lei do Piso Nacional;
- seqüência dos programas de formação acadêmica e continuada;
- implementação do programa de gestão compartilhada.
A Assembléia da categoria concordou com os termos propostos pelo executivo, apresentando uma contra-proposta no que se refere ao reajuste de 3%. O STEMA solicita um reajuste de 5% para outubro. Foi encaminhado oficio para o Prefeito, solicitando deferimento até sexta-feira dia 24 de setembro. Foi agendado com o Prefeito pela parte da manha e um ato com concentração na esquina do calçadão de Alegrete, as 17 horas para discutir a resposta do Executivo.
Foi votado e aprovada a proposta de estarmos presentes em solidariedade aos municiparios que realizarão Assembléia no dia 21 de setembro.( Um bom número de trabalhadores em educação estiveram presentes na Assembléia dos municiparios que votaram o “estado de greve” e deram 15 dias para o executivo apresentar reajuste de 17%. Os municiparios tem o básico inferior ao salário mínimo.)

No dia 24, pela manha, o Secretario de Educação entregou a segunda proposta do Executivo. O secretario propõe os mesmos 3% em outubro e mais 3% em janeiro.
As 17 horas os trabalhadores reuniram-se na esquino do calçadão e decidiram por fazer uma Assembléia no dia 29 de setembro de 2010. A Assembléia acontecerá as 17 horas no Centro Cultural. A pauta: avaliação da proposta do executivo, montagem do grupo que formulará proposta de Plano de Carreira” com dois representantes de cada Escola; passeata em solidariedade aos Bancários e a Greve Geral na Espanha.

Avançando nas conquistas!
Nenhum direito a menos!
Nossas urgências não esperam pelas urnas!
Nossas urgências não cabem nas urnas!
Não ta morto quem luta e quem peleia!
Por um sindicato classista, combativo e independente!
É na luta que se educa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário