STEMA

Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Município de Alegrete.

domingo, 5 de setembro de 2010

Segundo dia de protesto: Incrivel demonstração de força dos trabalhadores em educação!



A foto ao lado é de um cataz na porta de uma Escola Municipal que aderiu ao boicote do desfile do dia 05 de setembro.

Confirmou-se a espectativa de ontem. Hoje, dia 05 de setembro, a manifestação dos trabalhadores em educação praticamente triplicou!

Os trabalhadores em educação do municipio de Alegrete, através de sua mobilização, confirmam aquela velha frase: "Por mais rosas que os poderosos matem, nunca conseguirão deter a primavera!" Não sabemos se esta frase consegue dar conta da emoção que contamina o coração dos militantes sindicais. Hoje foi um dia que não sairá da lembrança dos trabalhadores em educação. Foi um dia de destaque na guerra de classes em Alegrete. Muito mais de 200 trabalhadores atenderam o chamado do Sindicato e fizeram uma grande passeata de protesto em defesa do Piso Salarial Nacional.Os trabalhadores chegavam vestindo preto novamente, com faixas, nariz de palhaço, com balões pretos, etc. As autoridades municipais não escondiam seu espanto estampado no rosto!

A manifestação de hoje demonstrou para o poder público que temos sim capacidade de mobilização e coragem de lutar! A própria categoria se encheu de confiança e caminha em direção à paralização do dia 15 e para a Greve.

O executivo municipal, amendrotado pela demonstração de força dos trabalhadores da educação, reforçou a segurança com um monte de brigadiano em frente o palanque oficial.

No trajeto da passeata os trabalhadores eram aplaudidos pela comunidade. Eram feitos discursos explicando os motivos e os objetivos da manifestação. Também cabe destacar que na concentração, antes de sair a passeata, foi feito uma reunião onde foram discutidos assuntos conjunturais e foi colocado em votação aspectos da moblização. Durante o percurso foi falado varias vezes da importância da ação direta, da existências de sindicatos e associações classistas e de mobilização permante. Foi feito a defesa de uma nova forma de poder dos trabalhadores: "Quando os de baixo se mexem os de cima caem!"

Um dos versos entoados na passeata: "COM LUTA, COM GARRA, O PISO SAI NA MARRA!"
No final da passeata foi feito uma reunião breve para analisar e avaliar o movimento.
A diretoria do STEMA realizará uma reunião nesta próxima sexta-feira para encaminhar as próximas atividades e mobilizações que prepararão a paralização do dia 15 de setembro. Vamos analisar como encaminhar o boicote ao Reculuta.
VIVa os Trabalhadore em Educação!
Viva o STEMA!
Não ta morto quem peleia!

Um comentário:

  1. Caro Japão!

    Meus parabéns pela mobilização do STEMA, o sindicato está cumprindo seu verdadeiro papel e desmascarando a grande mentira que virou o PT!!!

    Forte abraço,
    Adriano Nunes Sá Brito

    ResponderExcluir