STEMA

Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Município de Alegrete.

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

ASSEMBLÉIA DE HOJE:29/9/2010 solidariedade a greve geral na espanha!


Hoje, dia 29 de setembro de 2010, o STEMA realizou Assembléia com os seguintes assuntos em pauta: avaliação da proposta do executivo municipal de 6% de reajuste, escolha dos representantes de Escolas para construir proposta de plano de carreira unificado entre os trabalhadores em educação; delegação ao congresso nacional da INTERSINDICAL; e solidariedade aoS bancários em greve e aos trabalhadores espanhóis em GREVE GERAL (Na Espanha).
Na abertura da Assembléia os trabalhadores escutaram a musica “A La Huelga”, das “canções da Revolução Espanhola”.
Estiveram presentes na Assembléia mais de 70 trabalhadores em Educação.
Foi aprovada a proposta dom executivo, desde que seja feita uma única Lei garantindo o reajuste de janeiros. Ex.: Reajuste de 6 %, sendo 3% em outubro e 3% em janeiro de 2011. Também pede-se o pagamento retroativo a janeiro de 2010 dos aproximadamente 100 trabalhadores que recebem salários inferiores ao Piso salarial Nacional (em forma de abono); Foi aprovada a participação do STEMA no congresso da INTERSINDICAL , em novembro em São Paulo; foi escolhido o presidente do STEMA como delegado do Sindicato; foi declarado o apoio aos Bancários em Greve e solidariedade aos trabalhadores espanhóis em GREVE GERAL.
Após o final da Assembléia, um grupo de trabalhadores em educação fez uma concentração em frente ao Banco espanhol Santander. Foi feita uma reflexão da importância da solidariedade internacional dos trabalhadores. Foi relatado que uma das integrantes do STEMA, presente naquele ato, tem um filho que está trabalhando na Espanha.
Foi lida a letra da música “A la huelga” e o ato encerrou-se com uma panfletagem em frente ao Santander.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

EM CADA ESCOLA... LUTA E REBELDIA!

Logo após as mobilizações e passeatas dos dias 04 e 05 de setembro, protestos estes realizados durante as atividades alusivas a Semana da Pátria. Os trabalhadores em Educação, o STEMA, e os diretores de Escolas que aderiram ao boicote ao desfile, foram repreendidos pelo Executivo Municipal e por seus orgãos de imprensa.(tentaculos na imprensa chapa branca)
Os trabalhadores em educação vem demonstrando o internacionalismo através de várias ações: Abertura de Assembléias com o Hino da Internacional, com hinos da Revolução Espanhola, homenagem a Francisco Ferrer y Guardia no aniversário de sua morte, solidariedade a Paqui Cuesta, militante sindicalista espanhola (CGT), solidariedade ao povo Grego em luta, etc. Por tanto o STEMA se propõe internacionalista, não possuindo os sentimentos mesquinhos dos nacionalistas de plantão, que abrem as portas do pampa para as multinacionais capitalistas!
O Patriotismno é a religião do Estado. No Brasil, primeiro forjou-se o Estado,depois procurou-se construir uma nação. O Estado Brasileiro é a imposição do mais forte (ricos) contra os mais fracos (povo).Os simbolos deste Estado são os simbolos do poder desta elite que domina e massacra a população trabalhadora.
O prefeito e a vice, chamaram os diretores de escolas (trabalhadores em educação), e pediram-lhes respeito a hierarquia. Contra esta intromissão do Executivo, respondemos com nossa luta e rebeldia!
A palavra hierarquia, de origem grega, significa poder que vem de cima/ poder sagrado/poder que não se contesta. Como pensamos que todo poder pode e deve ser questionado, por isso somos críticos (crítico vem do germânico e significa "julgar" e "avaliar"), consideramos que o prefeito e a vice não são sagrados, são questionaveis. Por esta razão não respeitamos hierarquias! Agimos com respeito e educação com as pessoas, mas isso não pressupõe submissão.
Defendemos "EM CADA ESCOLA... LUTA E REBELDIA!"

"Por uma terra sem amos,
A Internacional!"

AVANÇANDO NAS CONQUISTAS: nenhum direito a menos!

No dia 17 de setembro, no Centro Cultural de Alegrete, realizou-se a reunião com o Executivo Municipal e logo a seguir a Assembléia dos Trabalhadores em Educação.
A diretoria do STEMA fez o convite para vários sindicatos e associações de Alegrete para se fazerem presentes na abertura da Assembléia.

Estiveram presentes e realizaram discursos de solidariedade: CPERS, SINPRO, Sindicato dos Municipários de Alegrete, SINASEF e CDS. A Assembléia iniciou-se ao som da música “Bandeira Roxa” da Revolução Espanhola.
O STEMA havia reivindicado um plano de trabalho que permitisse a implementação do Piso Salarial para os trabalhadores em Educação e que apresentasse alguma proposta de reajuste enquanto o piso não é implementado.
Na reunião do dia 17 de setembro, o executivo apresentou um estudo, onde foi possível identificar que existem na categoria 24 professores (20h) que ganham menos que R$512,00. Também existem 74 professores (40 h) que recebem menos que R$1.020,00, mesmo somando todas as vantagens e gratificações. São quase 100 professores que estão com o salario errado desde janeior de 2010.
Foi apresentado um estudo do orçamento e da folha de pagamento, e o executivo apresentou a seguinte proposta:
- pagamento das promoções de 2002/2003;
- produção de uma nova lista de promoções para o mês de outubro a serem efetuadas no mes de dezembro;
- duas novas listas de promoções em 2011, com pagamento no ano que vem. Uma em cada semestre;
- reajuste salarial de 3% em outubro;
- garantia de pagamento da reposição em abril do INPC/IBGE;
- em junho de 2011, avaliação do quadro salarial e estudo da possibilidade de avanço de acordo com a LDO e orçamento de 2011;
- cadastro junto ao FNDE e solicitação da complementação da União para o cumprimento da Lei do Piso Nacional;
- seqüência dos programas de formação acadêmica e continuada;
- implementação do programa de gestão compartilhada.
A Assembléia da categoria concordou com os termos propostos pelo executivo, apresentando uma contra-proposta no que se refere ao reajuste de 3%. O STEMA solicita um reajuste de 5% para outubro. Foi encaminhado oficio para o Prefeito, solicitando deferimento até sexta-feira dia 24 de setembro. Foi agendado com o Prefeito pela parte da manha e um ato com concentração na esquina do calçadão de Alegrete, as 17 horas para discutir a resposta do Executivo.
Foi votado e aprovada a proposta de estarmos presentes em solidariedade aos municiparios que realizarão Assembléia no dia 21 de setembro.( Um bom número de trabalhadores em educação estiveram presentes na Assembléia dos municiparios que votaram o “estado de greve” e deram 15 dias para o executivo apresentar reajuste de 17%. Os municiparios tem o básico inferior ao salário mínimo.)

No dia 24, pela manha, o Secretario de Educação entregou a segunda proposta do Executivo. O secretario propõe os mesmos 3% em outubro e mais 3% em janeiro.
As 17 horas os trabalhadores reuniram-se na esquino do calçadão e decidiram por fazer uma Assembléia no dia 29 de setembro de 2010. A Assembléia acontecerá as 17 horas no Centro Cultural. A pauta: avaliação da proposta do executivo, montagem do grupo que formulará proposta de Plano de Carreira” com dois representantes de cada Escola; passeata em solidariedade aos Bancários e a Greve Geral na Espanha.

Avançando nas conquistas!
Nenhum direito a menos!
Nossas urgências não esperam pelas urnas!
Nossas urgências não cabem nas urnas!
Não ta morto quem luta e quem peleia!
Por um sindicato classista, combativo e independente!
É na luta que se educa!

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

PRÓXIMA ASSEMBLÉIA DIA 17 DE SETEMBRO.

A próxima Assembléia do STEMA acontecerá dia 17 de setembro, sexta-feira. Será pela manhã, primeira chamada às 8 horas e segunda chamada às 8:30, no Centro Cultural de Alegrete.
Primeiramente teremos a exposição do plano de trabalho do Governo, definindo como vai fazer para implementar o Piso Salarial Nacional, e depois, a categoria seguirá em Assembléia.

domingo, 5 de setembro de 2010

Segundo dia de protesto: Incrivel demonstração de força dos trabalhadores em educação!



A foto ao lado é de um cataz na porta de uma Escola Municipal que aderiu ao boicote do desfile do dia 05 de setembro.

Confirmou-se a espectativa de ontem. Hoje, dia 05 de setembro, a manifestação dos trabalhadores em educação praticamente triplicou!

Os trabalhadores em educação do municipio de Alegrete, através de sua mobilização, confirmam aquela velha frase: "Por mais rosas que os poderosos matem, nunca conseguirão deter a primavera!" Não sabemos se esta frase consegue dar conta da emoção que contamina o coração dos militantes sindicais. Hoje foi um dia que não sairá da lembrança dos trabalhadores em educação. Foi um dia de destaque na guerra de classes em Alegrete. Muito mais de 200 trabalhadores atenderam o chamado do Sindicato e fizeram uma grande passeata de protesto em defesa do Piso Salarial Nacional.Os trabalhadores chegavam vestindo preto novamente, com faixas, nariz de palhaço, com balões pretos, etc. As autoridades municipais não escondiam seu espanto estampado no rosto!

A manifestação de hoje demonstrou para o poder público que temos sim capacidade de mobilização e coragem de lutar! A própria categoria se encheu de confiança e caminha em direção à paralização do dia 15 e para a Greve.

O executivo municipal, amendrotado pela demonstração de força dos trabalhadores da educação, reforçou a segurança com um monte de brigadiano em frente o palanque oficial.

No trajeto da passeata os trabalhadores eram aplaudidos pela comunidade. Eram feitos discursos explicando os motivos e os objetivos da manifestação. Também cabe destacar que na concentração, antes de sair a passeata, foi feito uma reunião onde foram discutidos assuntos conjunturais e foi colocado em votação aspectos da moblização. Durante o percurso foi falado varias vezes da importância da ação direta, da existências de sindicatos e associações classistas e de mobilização permante. Foi feito a defesa de uma nova forma de poder dos trabalhadores: "Quando os de baixo se mexem os de cima caem!"

Um dos versos entoados na passeata: "COM LUTA, COM GARRA, O PISO SAI NA MARRA!"
No final da passeata foi feito uma reunião breve para analisar e avaliar o movimento.
A diretoria do STEMA realizará uma reunião nesta próxima sexta-feira para encaminhar as próximas atividades e mobilizações que prepararão a paralização do dia 15 de setembro. Vamos analisar como encaminhar o boicote ao Reculuta.
VIVa os Trabalhadore em Educação!
Viva o STEMA!
Não ta morto quem peleia!

sábado, 4 de setembro de 2010

Foi positivo o primeiro dia de protesto do STEMA!


Hoje, dia 04 de setembro, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Município de Alegrete garantiu a passeata pelo Piso Salarial Nacional. Demosntrou que vem aglutinando força para a GREVE.

Os trabalhadores em Educação concentraram-se as 13:30 e foram um dos primeiros a passar na Praça Getúlio Vargas. Haviam aproximadamente 100 professores no protesto. Assim como foi combinado, os trabalhadores não passaram com suas Escolas e passaram com o STEMA vestindo Preto como sinal de protesto. Alguns professores utilizaram "nariz de palhaço" para demonstrar sua indignação.

Após entrar pela Praça Getulio Vargas, fizeram uma parada em frente o palanque oficial. Apresentou-se as faixas para as autoridades. O presidente do Sindicato, após cumprimentar o Preffeito, a vice-prefeita e o Secretario de Educação fez um discurso breve: "(...) aqui estamos demonstrando nossa indignação em relação ao salario humilhante que recebemos. Estamos demonstrando que temos capacidade de mobilização, e que no dia 15 de setembro faremos uma paralização geral na Rede Municipal.Nossa decisão é de greve se o executivo não cumprir com o prazo solicitado e apresentar proposta de implementação do Piso Salarial para a categoria."

Um dos aspectos de destaque da manifestação dos trabalhadores em educação foi que eles pararam em frente o palanque das "autoridades": o executivo, o legislativo e o judiciário (Haviam autoridades civis e militares/ e da "tradição"!) e enfrentaram o ESTADO.

Os trabalhadores em educação foram até o final do "desfile" e voltaram para ficar em frente ao palanque oficial com suas faixas de protesto.

Amanhã tem nova manifestação. Esperamos duplicar ou triplicar o número de trabalhadores em protesto.
PARA A GREVE UM, PARA A GREVE 10, PARA A GREVE 100, PARA A GREVE MIL!
STEMA, por um sindicalismo classista e combativo!
Com ação direta,
Pelo Poder Popular!
Não ta morto quem peleia!

GREVE:Trabalhadores em Educação demonstram capacidade de mobilização.


Foto do presidente do STEMA falando na Emissora de Rádio, convocando para a mobilização dos trablhadores.Na esquerda da foto está o reporter da Emissora e na direita da foto o presidente do Sindicato.

conforme definido em Assembléia, o STEMA intensifica mobilização. As mobilizações do Sindicato são para ampliar, avaliar e medir a capacidade de realização da categoria. Estamos mobilizando a base da categoria e a cominidade escolar, no sentido de construir a GREVE que se inicia com a PARALISAÇÃO do dia 15 de setembro. Greve se neste mesmo dia 15 o executivo não apresentar um plano coerente de como vai fazer para implementar o Piso Salarial Nacional.
Na quinta-feira houve reunião com as equipes diretivas das Escolas municipais na sede do Sindicato. Foi avaliado quantas Escolas mantiam e confirmavam a decisão da Assembléia em fazer o boicote aos desfiles dos dias 04 e 05 de setembro. A avaliação foi positiva. Primeiro porque temos problemas de comunicação que ainda não conseguimos superar. Ex: Existem Escolas rurais (Pólos) que não conseguimos contato. Os telefones celulares não funcionam. Existem Escolas Urbanas que não podemos entrar em contato. Ao todo são 44 Escolas. Destas, 33 são urbanas. Das 33 urbanas 09 são EMEI's e 24 são EMEB's. Entramos em contato com 04 Pólos, 02 EMEI's e 23 EMEB's. Resulta então que houve comunicação com 29 Escolas.
Das 29 Escolas, fizeram-se presentes na Reunião de Quinta dia 02 de setembro quase 30 professores, representando 16 Escolas.
Naquele momento 06 Escolas declararam o boicote total ao desfile e participar da manifestação do STEMA. Houve manifestação de todos presentes, discursos inflamados em defesa da unidade e respeito à Assembléia do Sindicato, em defesa da "consciência de classe" e da união dos trabalhadores. No mesmo dia, mais uma Escola, após sair da reunião do Sindicato e realizar outra reunião na Escola, declara o boicote total ao desfile. No dia 02 de agosto tinhamos então 07 Escolas declarando o boicote total ao desfile, duas indecisas e 04 que farão o desfile com a equipe diretiva mas os trabalhadores e professore irão para a concentração do STEMA.

No dia 03 de setembro o presidente do STEMA e o vice- presidente Gleidson A. Pereira Corrêado, foram na imprensa (Emissora de Rádio), falaram para a comunidade e para os trabalhadores sobre o objeivo das mobilizações. Sairam da Emissora e passaram em 06 Escolas. Em duas foram conferir de perto, pois havia denúncia por parte de professores que estariam sendo precionados pelos diretores para não fazerem parte das manifestações do Sindicato.
Houve reuniões em algumas Escolas e neste dia mais 03 Escolas decidiram pelo bicote total ao desfile dos dias 04 e 05. Ao todo são 10 Escolas com boicote total, sendo que 04 farão boicote parcial. É interessante destacar que estas escolas que estão ao lado do Sindicato são as maiores Escolas do municipio. A espectativa é conseguir fazer uma manifestação nos dias 04 e 05, para mostrar que os trabalhadores tem capacidade de mobilização e vão com força para a GREVE.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

STEMA CONSTRUINDO A GREVE.


As fotos postadas são da Assembléia, da passeata e da "audiência" na Câmara de Vereadores no dia 31 de agosto.
Neste dia 31 de agosto os trabalhadores em Educação do municipio de Alegrete convidaram o executivo para apresentar proposta de reajuste e implementação do Piso Salariall Nacional. Em reunião do Conselho do Sindicato ficou resolvido que caso não fosse apresentado uma proposta concreta, os trabalhadores entrariam em greve ja no dia 31 de agosto.
Ficou acordado que seria avaliada a presença e a participação da categoria na Assembléia para encaminhar a greve se necessário.

A cateria possui aproximadamente 700 trabalhadores, estiveram na Assembléia aproximadamente 250.
O Secretario leu oficio do prefeito e pediu um prazo de 15 dias para apresentar proposta de como vai implementar o Piso Salarial.

Após o Secretario de Educação se retirar, a categoria continuou em Assembléia. Definições da Assembléia: o STEMA vai organizar uma comissão com um representante de cada escola para criar uma proposta de Plano de Carreia que inclua os demais trabalhadores em educação; decidiu-se também construir a greve para o dia 15 de setembro, para isso foram criados instrumentos para medir e evaliar o crescimento ou não do movimento. Foi proposto o boicote ao desfile e a reculuta.
Se nessa assembléia haviam 250, nas proximas mobilizações devem ter 300 ou 400 presentes. Só assim saberemos da possibilidade de uma greve com participação da maioria dos trabalhadores.
No final da Assembléia os trabalhadores sairam em passeata pelas ruas da cidade e foram até a Camara de Vereadores.